Memorizacao.com.br

Cansado de estudar...estudar...e na hora da prova dar branco? Pois é...Eu mesmo passei por isso diversas vezes na minha vida estudantil. Mas essa experiência me proporcionou a oportunidade de pesquisar e buscar entender o processo da memorização e as técnicas que podem fixar com muito mais qualidade e eficácia o conteúdo da matéria estudada. As pesquisas de Ebbinghauss mostraram que, em condições normais, após 2 dias o esquecimento do que havia sido previamente memorizado tende a ser em torno de 70%. Portanto, faça como milhares de outros estudantes e conheça as técnicas simples e eficazes, que podem melhorar muito a sua capacidade de memorização.

CONTEÚDO DO LIVRO: No livro Técnicas de Memorização para Estudantes você vai conhecer os 6 mandamentos da boa memória e as melhores e milenares técnicas de memorização, pesquisadas, catalogadas e aplicadas ao estudo do conteúdo do ensino médio, abordando com inúmeros exemplos as matérias de matemática, história, geografia, português, química e física. E com extrema facilidade você conseguirá criar seus próprios “pregos” mnemônicos para outras matérias e necessidades. Aprenda a memorizar com eficácia: datas de eventos históricos, números, fórmulas, países e capitais, regras gramaticais, e muito mais. 

PÚBLICO ALVO: Especialmente indicado para estudantes do ensino médio, e aos que querem se preparar bem para o Vestibular e Enem. Mas, claro, as técnicas apresentadas se aplicam às mais variadas necessidades de emorização. O Estudante de Sucesso: Lembre-se de que o círculo virtuoso do estudante de sucesso é: Estudar, Compreender e Memorizar. Portanto, SEM MEMORIZAÇÃO, NÃO HÁ CONHECIMENTO

BENEFÍCIOS: Veja os benefícios que você pode alcançar ao aplicar as técnicas de estudo e memorização do livro:
1.Lembrar-se daquilo que é importante!
2.Aumentar o rendimento nos seus estudos!
3.Vençer o terrível "branco" na hora da prova!
4.Manter o conhecimento na sua memória!
5.Cultivar uma atitude de auto-confiança!

Compre com segurança e comodidade pela Amazon, ou pela Play Store do Google!

APRENDER A ESTUDAR É FUNDAMENTAL 

Sim, isso mesmo! Estudar, como tudo na vida, deve ser feito do jeito certo! Se você já é jovem ou adulto e sente dificuldade para estudar, ou mesmo para assimilar e manter na memória o conteúdo estudado, então este livro é para você, pois ele fala sobre os 6 mandamentos da boa memória, e dá boas dicas para melhorar o rendimento dos estudos e, além disso, detalha como utilizar as melhores e milenares técnicas de memorização aplicadas no estudo.


E quais são, e como funcionam essas técncias de memorização?

A seguir, eu mostro um pouco do que você vai encontrar no livro!

MEMORIZAÇÃO: A memorização é a capacidade de reter na memória uma informação ou um conteúdo qualquer, de modo a ser lembrado quando necessário. Com técnicas específicas, podemos melhorar muito nossa capacidade de memorizar. A seguir, veja as principais técnicas de memorização.

TÉCNICA DA REPETIÇÃO: Muito conhecida, é geralmente o método mais utilizado pelo estudante. Consiste em você ler e reler várias vezes um texto para poder lembrar-se dele depois. É um método importante, porém, você já deve ter percebido várias vezes que, mesmo após horas de estudo, ao chegar na hora da prova, você não consegue se lembrar do que estudou. Isso porque, segundo estudos de Ebbinghaus, que desenvolveu a curva do esquecimento, é muito forte a tendência de você esquecer o conteúdo memorizado após algumas horas. Segundo ele, em menos de 12 horas, você pode perder 60% do conteúdo memorizado. É justamente por isso que é de vital importância associar outras técnicas ao seu estudo rotineiro.

TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO: Neste médoto nós associaremos algo que queremos lembrar, e que é para nós desconhecido, com alguma coisa que nos é familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar, de modo que tenham uma relação entre si. Vejamos um exemplo: queremos lembrar que a capital da Austrália é Camberra, então fazemos uma frase associada:

AUSTRÁLIA / CAMBERRA Frase: "Na estrada ali o cão berra."

Com essa frase esquisita (quanto mais, melhor) visualize a cena: a estrada, o cão berrando..."Na estrada alí, o cão berra", você provavelmente nunca mais esquecerá que a capital da Austrália é Camberra (e não Sidney, a mais famosa). Podemos utilizar, com grandes resultados, essa mesma técnica da associação para lembrar de fórmulas. Afirmamos que, aquele que estiver se preparando para um vestibular, Enem, concurso, ou mesmo uma prova no colégio, ao final de meses de estudo, com a cabeça cheia de informações, na hora da prova, poderá ter dificuldades para se lembrar de fórmulas e dados. Aí é que as frases mnemônicas associativas nos auxiliam a tirar dúvidas sobre a composição de determinadas variáveis numa fórmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de fórmulas inteiras. Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e até isso nos auxiliará a clarear a nossa memória. No livro você encontrará muito mais informação sobre esse método e o que você poderá fazer com ele.

MÉTODO DO EMPILHAMENTO:  Neste método damos vida àquilo que queremos lembrar, fazendo cada item a ser lembrado aparecer representado em nossa memória por uma figura, utilizando muita irreverência, cor, exagero e movimento. Vamos então empilhando, literalmente, uma figura sobre a outra, através de algum detalhe, aquele que lhe pareça mais interessante. Poderoso método, explicado em detalhes e com exemplos no livro.

MÉTODO DO ALFABETO-FONÉTICO: Trata-se de um poderoso método mnemônico, e consiste em associar números a fonemas. Primeiro, é preciso conhecer e aprender o alfabeto fonético, que consiste de dez sons consonantais:

Vamos ver, como exemplo, o alfabeto do 1 ao 5:

O som correspondente ao n. 1 será o T ou o D

O som correspondente ao n. 2 será o N ou NH

O som correspondente ao n. 3 será o M

O som correspondente ao n. 4 será o R ou RR

O som correspondente ao n. 5 será o L ou LH

Após conhecê-lo, podemos utilizar esse método: Imaginemos que você precise memorizar a o período da guerra entre Atenas e Esparta, que foi de 431a.c. até 404a.c. O número que queremos memorizar será, então, 431404. De acordo com o alfabeto fonético, as letras que devemos usar para representar os números acima são: r m d r s r. Acrescentamos agora as vogais necessárias para que formemos uma palavra ou frase que faça-nos algum sentido: No caso das nossas datas, completaríamos com as seguintes vogais: re - mo da ro- sei - ra. Com essa pequena frase: "Remo da roseira", podemos criar um quadro mental, imaginando, por exemplo, um guerreiro espartano, antes de entrar no mar, corre até o roseiral e pega o remo feito de roseira. Daí concluímos que as consoantes r m d r s r (esqueçamos as vogais) representam os números 431404, que representam as duas datas, de início e fim da guerra entre Esparta e Atenas.

MÉTODO DAS PALAVRAS-CHAVE: Poderoso e simples, neste método usaremos quadros mentais pré-estabelecidos, os quais nos auxiliarão na memorização. Funciona assim: uma palavra-chave invoca um quadro mental pré-estabelecido, nesse quadro mental, inserimos o objeto, a coisa, a informação que queremos lembrar. De novo, associamos algo desconhecido, a algo conhecido. Esse é o conceito principal. 

Conheça em detalhes no livro Técnicas de Memorização para Estudantes todos esses métodos, com vários exemplos de aplicação! Isso tudo pode até parecer complicado num primeiro momento, mas, com um mínimo de prática, você conseguirá resultados incríveis. São esses métodos que alguns recordistas de memorização utilizam. Use-os você também!

QUER COMUNICAR ERRO OU SUGERIR MELHORIAS?

Gostamos muito de ouvir você! Por isso, e para comunicar erros ou sugerir melhorias, por favor, clique aqui. Agradecemos o seu tempo!

QUER NOS CONTAR A SUA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO? 

Queremos conhecer a sua história de sucesso utilizando as técnicas de memorização! Ela poderá ser selecionada para aparecer no Memorizacao.com. Clique aqui.

QUER COMPARTILHAR O SEU EXEMPLO MNEMÔNICO?

Envie-nos o seu exemplo de utilização da técnica de memorização, ele poderá aparecer aqui ou em um próximo livro! Clique aqui.